domingo, 23 de janeiro de 2011

CHAMADA PARA DOSSIÊ: ESTUDOS VIKINGS

CHAMADA PARA DOSSIÊ: ESTUDOS VIKINGS
 
REVISTA BRATHAIR, EDIÇÃO 11(1), 2011, DOSSIÊ ESTUDOS VIKINGS.
ISSN: 1519-9053
 
Desde os anos 1960, os vikings vem recebendo reavaliações e novos estudos por parte dos acadêmicos. Tanto o impacto das conquistas, colonizações e influências culturais dos escandinavos, quanto investigações da própria sociedade nórdica, estão despertando novas possibilidades de conexões e de entendimentos para a Alta Idade Média. Muito mais do que simples bárbaros que aterrorizaram o litoral europeu, os vikings constituíram uma das mais importantes culturas germânicas do período carolíngio, estabelecendo rotas comerciais e culturais entre o mar do Norte, o Mediterrâneo e o mundo oriental; criaram importantes cidades, como Dublin e Kiev, e reorganizaram outras, como York; estruturaram o importante ducado da Normandia na França; instalaram colônias em áreas inóspitas e marginais ao mundo Ocidental, como o leste russo, o norte da Escócia e o Atlântico Norte. A tradição oral dos vikings deu origem a uma das mais importantes produções literárias do medievo, as sagas islandesas, e sua mitologia possui repercussão mesmo na sociedade atual. Seguindo as palavras de Régis Boyer (“Les vikings auront été des initiateurs de modernité (...) vikings, premiers européens”, 2005) convidamos os pesquisadores a apresentar trabalhos nos mais variados campos da Escandinavística:
- O impacto e a influência nórdica no mundo europeu: economia, política, demografia, urbanização, legislação.
- A colonização escandinava e suas conseqüências sócio-culturais, no mundo ocidental e oriental.
- Cultura material e Arqueologia: padrões de assentamento, sítios arqueológicos, centros administrativos, vida rural e urbana, epigrafia, arte viking, sepulturas, megalitismo e esculturas pétreas, museologia.
- A sociedade nórdica: as categorias sociais, a família, a mulher, a criança, gênero e papéis sexuais, casamento.
- Literatura escandinava: as Eddas, as sagas islandesas, as crônicas históricas, a poesia escáldica, o folclore tardio.
- Mitologia e religiosidade: os deuses, as narrativas míticas, os cultos e crenças, a magia, as práticas mortuárias, a cristianização da Escandinávia.
- Conexões e confluências dos nórdicos com outros povos: irlandeses, escoceses, bretões, saxões, eslavos, finlandeses, árabes, bizantinos, indígenas norte-americanos, esquimós.
- As representações pós-medievais sobre os vikings: literatura, ópera, artes plásticas, cinema, quadrinhos, música, internet e mídias contemporâneas.
  As propostas de artigos, ensaios, resenhas e traduções podem ser enviadas em português, espanhol, inglês, francês, alemão e línguas escandinavas para o e-mail: johnnilanger@yahoo.com.br
O prazo final para recepção dos trabalhos é 31 de abril de 2011.  As normas de publicação encontram-se no site: www.brathair.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário